Decorreu nos passados dias 29 e 30 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, a XXXIX REUNIÃO ANUAL do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais (NGHD).
Sendo a 39ª Reunião Anual, festejou-se, contudo, os 40 anos do Núcleo, que foi fundado a 29 de novembro de 1984, quando 11 gastrenterologistas de 8 hospitais se juntaram em Caldas da Rainha para dar corpo a uma associação pensada pelo Dr. Vasco Trancoso, gastrenterologista oriundo Hospital dos Capuchos, que se tinha radicado em Caldas em 1983.
Hoje, o NGHD conta com a adesão de cerca de 300 gastrenterologistas, provenientes de 34 Hospitais. Na REUNIÃO, inscreveram-se cerca de 200 gastrenterologistas, provenientes do todo do território nacional, de Viana do Castelo a Faro, de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo ao Funchal. Organizada pelos Serviços de Gastrenterologia de Caldas da Rainha e Castelo Branco, presidiram à Reunião os Diretores dos respetivos Serviços (Drs. António Curado e António Banhudo) mas teve como Presidente Honorário, justamente o Dr. Vasco Trancoso. Teve o apoio científico da ULSO (Unidade Local de Saúde do Oeste) e da ULSCB (Unidade Local de Saúde Castelo Branco) e o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), da Sociedade Portuguesa de Endoscopia (SPED) e da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF). Na Mesa de Abertura, realizada na manhã do dia 29, estiveram presentes o Bastonário da Ordem dos Médicos (Dr. Carlos Cortes), a Presidente do Conselho de Administração da ULSO (Dra. Elsa Baião), o Presidente Honorário (Dr. Vasco Trancoso), a Presidente do NGHD (Dra. Isabel Medeiros), a Vice-Presidente da SPED (Dra. Fernanda Maçoas) e os Presidentes da REUNIÂO (Drs. António Curado e António Banhudo).
A REUNIÃO teve um elevado nível científico, tendo sido remetidas antecipadamente para a Comissão Organizadora cerca de 95 comunicações. Por isso houve necessidade, como é habitual, de constituir júris para a sua seleção: 36 foram apresentadas pelos seus autores, presencialmente, e as restantes remetidas para o formato digital sob a forma de poster. As apresentações presenciais, dividiram-se em Comunicações Livres, Casos Clínicos e Instantâneos Endoscópicos, tendo sido também selecionados os 5 melhores Posters para apresentação no final da REUNIÂO. Para além da apresentação destes trabalhos, envolvendo a temática de toda a Gastrenterologia, houve ainda Mesas Redondas sujeitas ao tema geral do congresso: os Desafios da Gastrenterologia, do Passado, do Presente e do Futuro e, por isso, houve espaço para uma apresentação sobre o Historial dos 40 anos do NGHD (Desafios do Passado), da autoria dos Presidentes da REUNIÃO; uma Mesa Redonda sobre os Aspetos Organizativos dos Serviços de Gastrenterologia, Referenciação e Formação Medica Pós-Graduada, que contou com a presença do Presidente do Colégio de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos, Prof. Luís Lopes (Desafios do Futuro); e Mesas Redondas sobre Desafios na Hepatite C, Desafios na Oncologia – Como Melhorar o Prognóstico do Cancro Digestivo, Desafios na Doença Inflamatória Intestinal e Desafios na Endoscopia Avançada.
A REUNIÃO teve ainda a participação de 4 gastrenterologistas franceses, representantes da ANGH (Association Nationale des Hépato-gastroentérologues des Hôpitaux Généraux), que apresentaram um estudo multicêntrico sobre Pancreatites agudas biliares e um Caso Clínico.
Fora da vertente meramente clínica, e tendo presente a necessidade duma visão holística da Medicina e da Gastrenterologia, decorreu uma Conferência, proferida pelo Prof. João Queiroz e Melo, Vice-Presidente do Conselho Português Saúde e Ambiente, com o título: "Estratégia global na saúde, alterações climáticas e green endoscopy".
Importa referir que a REUNIÃO NGHD foi precedida, a 28 de novembro, por um Curso que ocupou todo o dia e contou com a presença de 150 participantes, oriundos de todo País: o 11º Curso Anual de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva para Enfermeiros (CAGEDE), igualmente organizado pelos respetivos setores profissionais dos Serviços de Gastrenterologia da Unidade Local de Saúde do Oeste (Caldas da Rainha) e da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. O Curso abordou temas como: Endoscopia – Passado, Presente e Futuro; Hepatologia: o Enfermeiro na equipa multidisciplinar; Gastrenterologia: transição de cuidados em perspetiva; e Qualidade: o fator diferenciador. Na Cerimónia de Abertura do Curso, para além dos elementos da Comissão Organizadora, estiveram presentes a Presidente do NGHD e o Presidente da Câmara de Caldas da Rainha, Vítor Marques.
No Jantar do congresso, na sexta-feira, dia 29, os convivas cantaram, em uníssono, os parabéns ao NGHD pelos seus 40 anos. E o contexto cultural não foi esquecido. A preceder o jantar atuou o grupo Jogralesca, liderado pelo Maestro Joaquim António Silva, apresentando 6 canções do tempo da Rainha D. Leonor (para o ano completar-se-ão 500 anos da sua morte). Os atores José Ramalho e Eunice Correia, juntando culturalmente as cidades de Caldas da Rainha e Castelo Branco, deram corpo às figuras da Rainha D. Leonor, fundadora do Hospital Termal das Caldas da Rainha, e de Amato Lusitano (1511-1568), físico ilustre, nascido em Castelo Branco, famoso na Europa da altura, autor de livros de Medicina e médico do Papa.
A encerrar a REUNIÃO ANUAL, no sábado, dia 30, forma entregues os Prémios para as melhores Comunicações, a saber:
Melhor Comunicação Livre
CL 01 - IRRIGAÇÃO DA PAPILA COM ÁGUA GELADA PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES PÓS-CPRE – FREEZE PAPILLA STUDY
Fábio Pereira Correia; Henrique Coelho; Gonçalo Alexandrino; Jorge Canena; Luís Carvalho Lourenço; David Horta
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
Menção Honrosa
CL 03 - WHAT HAPPENS IN THE GREY ZONE" – VARIAÇÃO DO FIB-4 NA PROGRESSÃO DA MASLD DE RISCO INTERMÉDIO
Plácido Gomes; Isabel Caetano; Diogo Simas; André. Ruge; Artur Antunes; Isabel
Cotrim; Helena Vasconcelos
Centro Hospitalar de Leiria / Hospital de Santo André
Melhor Instantâneo Endoscópico
IE 09 – GASTROENTEROSTOMIA E COLEDOCODUODENOSTOMIA GUIADAS POR EUS EM DOENTE COM NEOPLASIA DO PÂNCREAS
Francisco Vara Luiz; Ivo Mendes; Marta Patita; Gonçalo Nunes; Carolina Palma; Ana Pascoal; Cláudia Afonso; Pedro Pinto-Marques
Hospital Garcia de Orta, EPE
Menção Honrosa
IE 06 - COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA TRANSGÁSTRICA GUIADA POR ECOENDOSCOPIA: UM NOVO RUMO
Rita Ribeiro; Alda Andrade; Isabel Tarrio; Marta Moreira; Tarcísio Araújo; Luís Lopes
Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE / Hospital de Santa Luzia
Menção Honrosa
IE 01 - REMOÇÃO ENDOSCÓPICA ASSISTIDA POR COLANGIOSCOPIA DE PRÓTESE BILIAR METÁLICA AUTOEXPANSÍVEL RETIDA
Ivo Mendes; Francisco Vara Luiz; Carolina Palma; Ana Pascoal; Cláudia Afonso; Júlio Veloso; Jorge
Fonseca; Pedro Pinto Marques; Gonçalo Nunes
Hospital Garcia de Orta, EPE
Melhor Caso Clínico
CC 03 - DOS SINTOMAS ÀS COMPLICAÇÕES: A DESAFIANTE JORNADA PELA SINDROME
ZOLLINGER-ELLISON-GASTRINOMA
Sofia Bragança; Ana Catarina Garcia; Mónica Francisco; Henrique da Costa Coelho; Fábio Correia; Luísa Martins Figueiredo; Ana Maria Oliveira; Carolina Padrão; Marta Fragoso; João Guimarães; Paulo Mira; Mariana Nuno Costa
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
Menção Honrosa
CC 10 - EMBOLIZAÇÃO ESPLÉNICA APÓS ROTURA DE VARIZ ECTÓPICA: UMA TERAPÊUTICA INCOMUM
Mónica Francisco; Sofia Bragança; Joana Carvalho e Branco; Ana Maria Oliveira; António Caetano Élia Coimbra, Tiago Bilhim, David Horta
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca; 2 Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE / Hospital Curry Cabral
Caldas da Rainha, 02-12-2024,
António Curado
Apresentação - 40 Anos Desafios
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
+351 218 429 719
Calçada de Arroios, 16 C - Sala 3
1000 - 027 Lisboa