Caros Colegas e Associados,
O Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais (NGHD) tornou-se uma instituição incontornável no panorama da Gastrenterologia Nacional, assegurando, ao longo de mais de 30 anos, um contributo relevante para o desenvolvimento da especialidade, quer no âmbito científico, quer no âmbito profissional.
No entanto, uma instituição como o NGHD não pode orgulhar-se só do seu passado, mas tem que ter sempre uma perspetiva de futuro, acompanhar a evolução científica na sua área e promover a ligação e partilha de conhecimento entre os seus associados.
Ao iniciar as suas funções, no triénio 2024-2026, os atuais corpos sociais destacam como principais projetos a manter, ou a desenvolver de novo:
Manter a aposta na Reunião Anual do NGHD, pois esta continua a ser o ponto alto da atividade da nossa associação. Procuraremos expandir a reunião e assegurar sempre a existência de 2 cursos satélites, na sequência do que já ocorreu este ano, nomeadamente o Curso de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva para Enfermeiros (CAGEDE) e um curso temático dirigido a internos e jovens especialistas.
Ampliar a atribuição de bolsas de investigação e formação, dirigidas a internos e jovens especialistas. Esta é, talvez, a forma mais nobre que o NGHD possui de expandir o conhecimento científico, melhorar a prática clínica da gastrenterologia e devolver à sua comunidade os fundos que consegue angariar.
Estimular a produção científica do núcleo, seja retomando da realização de estudos clínicos multicêntricos, de âmbito nacional, seja na publicação de artigos, monografias, ou mesmo livros científicos, com a chancela no NGHD.
Manter e ampliar as relações com outras associações científicas na área da hepatologia e gastrenterologia, nacionais e internacionais. A parceria com a associação francesa congénere, a ANGH, tem sido frutuosa e merece ser melhorada, especialmente da realização de estudos clínicos multicêntricos.
Como novo projeto a desenvolver, temos a ambição de realizar encontros regulares com a Medicina Geral e Familiar. Estes podem tomar a forma de reuniões anuais do âmbito regional ou reuniões regulares no âmbito das novas ULS. Pela sua vastidão e características, grande parte dos cuidados de saúde na patologia digestiva são assegurados no âmbito da medicina familiar e o NGHD pode, e deve, ter um papel central na formação contínua dos profissionais.
Por fim, procuraremos promover, participar ou realizar ações de educação para a saúde dirigidas à população, com especial foco na prevenção, rastreio e diagnóstico precoce das doenças do tubo digestivo, fígado e pâncreas. Este tipo de atividade tem estado um pouco arredado das atenções no NGHD, mas consideramos fundamental aumentar a literacia em saúde. O Núcleo pode aproveitar a sua forte implantação em todo o território nacional para, em colaboração com associações e instituições locais, realizar sessões de formação e informação, reprodutíveis em todo o país.
Estes são os nossos propósitos, mas só serão realizáveis com a participação de todos nós. Contamos com todos.
Bem hajam.
Faro, 8 maio, 2025
Paulo Caldeira
+351 218 429 719
Calçada de Arroios, 16 C - Sala 3
1000 - 027 Lisboa